top of page

Arquitetura Humana de Vitrúvio.

Foi a partir dos membros do corpo humanos que Marcos Vitrúvio Polião derivou as proporções de medidas que pareciam ser necessárias em todas as obras.


“Em Vitruvius, toda a arquitetura tem a marca da escala humana, até as proporções que tornam bem-ordenada e bonita. Mesmo o Corinthio, Dórico, e ordens Jônicas são proporcionais de acordo com o corpo humano”

Depois de catalogar uma série de tipos de construção, Vitruvius declara que "Tudo deve ser construído de modo a que seja tido em conta a força [ firmitas ], a função [ utilitas ] e beleza [ venustas ]. " 19 Estes três fundamentos da chamada "tríade Vitruviana" são algumas das medidas "pedra de toque" na escala humana.


Firmitas, significa que os seres humanos habitam um edifício seguro, que não tenha um ponto só ponto de base demasiado fino e por tanto não deve cair; utilitas indica que o edifício atende os propósitos humanos de fornecer abrigo e conforto, habitação e vasos sagrados de culto, proporcionando segurança, e assim por diante; e venustas aponta que os seres humanos devem encontrar um edifício "agradável e elegante" na aparência. Em cada ponto, esses elementos da arquitetura estão em dívida com a escala humana.


Por: Alfa e Ômega


bottom of page