top of page

Alguém me tocou, porque bem conheci que de mim saiu virtude.

 

 

Psicomaquia ou (Batalha da alma) é o nome do método de observação utilizamos sobre a luta travada todos os dias entre as virtudes e as vicicitudes.

 

Virtudes: Fé, Esperança, Caridade, Prudencia, Justiça, Fortaleza, Temperança 

Vicicitudes: Gula, Avareza, Luxuria, Ira, Inveja, Preguiça, Vaidade

 

Segundo o Compendio do Catecismo da Igreja Católica, as virtudes teologais "têm como origem, motivo e objeto imediato o próprio Deus. São infundidas no homem com a graça santificante, tornam-nos capazes de viver em relação com a Trindade e fundamentam e animam o agir moral do cristão, vivificando as virtudes humanas. Elas são o penhor da presença e da ação do Espírito Santo nas faculdades do ser humano".No excerto bíblico 1ª Coríntios 13:13, apresenta-nos a seguinte citação: "Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor".

 

Num outro excerto bíblico "Gálatas 5:6", cita o seguinte: "a Fé atua pelo amor". As virtudes teologais existem como complemento às virtudes cardinais e são três: 

 

FÉ: através dela, os cristãos creem em Deus, nas suas verdades reveladas e nos ensinamentos da Igreja, visto que Deus é a própria Verdade. Pela fé, "o homem entrega-se a Deus livremente. Por isso, o crente procura conhecer e fazer a vontade de Deus, porque «a fé opera pela caridade» (Gal 5,6)".

 

ESPERANÇA: por meio dela, os crentes, por ajuda da graça do Espírito Santo, esperam a vida eterna e o Reino de Deus, colocando a sua confiança perseverante nas promessas de Cristo.


CARIDADE: (ou amor): por meio dela, "amamos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos por amor de Deus. Jesus faz dela o mandamento novo, a plenitude da lei". Para os crentes, a caridade é «o vínculo da perfeição» (Col 3,14), logo a mais importante e o fundamento das virtudes. O Amor é também visto como uma "dádiva de si mesmo" e "o oposto de usar.

 

 

Segundo a Igreja Católica Apostólica Romana existem quatro virtudes cardinais (ou virtudes cardeais) que polarizam todas as outras virtudes humanas. O conceito teológico destas quatro virtudes foi derivado inicialmente do esquema de Platão e adaptado por Santo Ambrósio de Milão, Santo Agostinho de Hipona e São Tomás de Aquino. Segundo a Doutrina da Igreja Católica, elas "são perfeições habituais e estáveis da inteligência e da vontade humanas, que regulam os nossos actos, ordenam as nossas paixões e guiam a nossa conduta segundo a razão e a fé. Adquiridas e reforçadas por atos moralmente bons e repetidos, são purificadas e elevadas pela graça divina". As virtudes cardeais são quatro:

 

PRUDENCIA: (originalmente “sapientia” que em latim significa conhecimento ou sabedoria), dispõe a razão para discernir em todas as circunstâncias o verdadeiro bem e a escolher os justos meios para o atingir. Ela conduz a outras virtudes, indicando-lhes a regra e a medida", sendo por isso considerada a virtude-mãe humana.JUSTIÇA: que é uma constante e firme vontade de dar aos outros o que lhes é devido.

 

JUSTIÇA: que é uma constante e firme vontade de dar aos outros o que lhes é devido.

 

FORTALEZA: (ou Força) que assegura a firmeza nas dificuldades e a constância na procura do bem.

 

TEMPERANÇA: (ou Moderação) que "modera a atração dos prazeres, assegura o domínio da vontade sobre os instintos e proporciona o equilíbrio no uso dos bens criados", sendo por isso descrita como sendo a prudência aplicada aos prazeres.

 

 

Psicomaquia

Ouça conselhos e aceite instruções,
e acabará sendo sábio.

Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor.

bottom of page